Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas – A Saga de Hades Nº 01
Uma nova saga dos lendários Defensores de Athena chega às bancas. O mangá “Os Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas: A Saga de Hades ” (Saint Seiya – The Lost Canvas: Shinwa) traz aventuras inéditas que se passam bem antes das aventuras estreladas por Seiya de Pégasus. Voltando ao ano de 1743, agora é a vez de Tenma, o antigo Cavaleiro de Pégasus, enfrentar Hades e sua horda de Espectros.
O traço também é totalmente novo, feito pela experiente desenhista Shiori Teshirogi. O roteiro, é claro, continua nas mãos de Masami Kurumada, o próprio criador do mangá original dos Defensores de Athena, e foi lançado no final de 2006 em comemoração aos 20 anos de sucesso dos Cavaleiros do Zodíaco.
No Japão, a estréia da nova saga aconteceu nas páginas da revista Shonen Champion e chegará aos leitores brasileiros acompanhando bem de perto a cronologia do mangá na Terra do Sol Nascente, que ainda não está finalizado.
Capítulo 01 – Os Dias Perdidos
A história começa com Shion de Áries e os antigos cavaleiros de prata de Lagarto e de Cães de Caça lutando em uma cidade. Shion fala que eles tem o dever de eliminar Hades, que provavelmente está refugiado em algum lugar daquela cidade. Tenma de Pégaso (o antigo Cavaleiro de Pégaso), que também possui o golpe Meteoro de Pégaso, está junto com Dohko, ajudando a procurar Hades. Ele fala que Hades vai pagar por estar destruindo o seu vilarejo. De repente, o antigo cavaleiro de Unicórnio cai ferido e diz para Dohko que Hades se uniu aos seus espectros para propagar o caos e dizimar a humanidade. de repente, surge Alone (o hospedeiro de Hades). Ele reconhece Tenma, seu antigo amigo. Tenma fica indignado ao saber que Alone é Hades.
As páginas seguintes contam a história de alguns anos atrás, quando Tenma e Alone se tornaram amigos. Alone é um garoto puro, que salva um pobre cãozinho de moleques que queriam matá-lo. Como ele é um garoto puro e não quer o mal, ele não consegue enfrentar os moleques malvados, que roubam o cachoro novamente. Ele tenta dar em troca um frasco de tinta vermelha (logo veremos que Alone é um pintor). De repente, surge Tenma, que logo dá uma lição nos moleques. Tenma e Alone são garotos pobres e orfão. Tenma briga com Alone pelo fato dele ter tentado trocar o frasco de tinta pelo cachorro, já que ele teve que trabalhar bastante para conseguir comprar a tinta.
Alone está em uma igreja, fazendo os seus trabalhos como pintor. De repente, surgem dois padres, que começam a conversar com Alone. Alone fala que não consegue encontrar a cor vermelha ideal e que ele deseja. Um dos padres (que em um determinado momento aparece uma estrela em sua testa, onde podemos concluir que ele deve ser Thanatos) fala que ao norte da vila deles, há uma montanha onde existem algumas flores que eles tem certeza que terão o pigmento de vermelho que ele precisa.
Alone resolve encarar o desafio e vai até as montanhas. Chegando lá, Alone fica maravilhado com a beleza do lugar (existe uma citação fazendo referência aos Campos Elíseos). Alone encontra as flores com o pigmento vermelho que precisa e resolve parar para pintar a paisagem local. Existem vários animais no local e eles começam a ficar raivosos com a presença de uma moça, que se aproxima de Alone. Ela se identifica como Pandora, e dá um beijo na boca de Alone. Ela coloca o pentagrama de Hades em Alone e o proclama Hades.
Capítulo 02 – É uma Promessa!!!
O capítulo começa com Dohko, em trajes parecidos com os utilizados por Shiryu nos tempos atuais, encontrando alguns espectros de Hades vagando por sua região. Dohko veste, então, a armadura de Ouro de Libra e com uma personalidade mais hostil, vence facilmente os espectros. O líder deles era o antigo espectro de Ciclope (porém com a mesma aparência do atual espectro de Ciclope, o Giganto). Antes de morrer, o espectro de Ciclope avisa Dohko que o plano de Hades já começou. Alone está no hospital e recebe a visita de Tenma e de uma garotinha do orfanato. Alone explica que desmaiou quando estava a caminho da montanha, em busca das flores com pigmento vermelho.
Tenma diz que pressentiu quando Alone tinha desmaiado e ele explica, também, que sente uma energia diferente dentro dele (Tenma já está descobrindo sozinho o seu cosmo). Alone tenta se levantar e derruba o pentagrama de Hades. Tenma tenta pegá-lo mas Alone não deixa.
De repente, alguns garotinhos entram no quarto, avisando Tenma e Alone que o rio da montanha transbordou e eles devem fugir, pois o bairro onde eles vivem está em perigo. Um dos garotos avisa que é impossível fugir para a parte alta da cidade pois os moradores daquela região (mais rica) fecharam os portões de acesso a parte alta. Tenma fica indignado. Alone se levanta e diz que vai até lá pedir para eles abrirem o portão. Tenma diz que ele vai resolver e proteger todos os seus amigos.
Tenma encontra o local onde as rochas deslizaram e mudaram o curso do rio. Ele tenta golpear as rochas várias vezes mas acaba quebrando a mão. Dohko presente um cosmo diferente dos espectros e vai até o local onde Tenma está. Chegando lá, ele observa que Tenma está queimando o seu pequeno cosmo (mesmo sem saber o que significa). Tenma lembra mais uma vez dos seus amigos e golpeia as rochas , desta vez destruindo tudo. Dohko fica impressionado com a capacidade do garoto. Quando estava prestes a ser soterrado, Dohko salva Tenma. Tenma fica feliz por saber que seus amigos estão a salvo agora. Dohko pergunta para Tenma se ele não gostaria de ser um cavaleiro de Atena agora (provavelmente será discípulo de Dohko daqui para frente). Alone está pintando um retrato de Tenma, mas Tenma está inquieto e diz que quer ir para o Santuário se tornar um cavaleiro de Atena. Dohko explicou tudo sobre o cosmo e o poder dele. Alone diz que terminará o retrato quando Tenma se tornar um cavaleiro e quando ele se tornar um grande pintor. Os dois concordam e selam um pacto. Dohko e Tenma seguem rumo ao Santuário!
Capítulo 03 – A Pulseira de Flores
Shion de Áries chega atrasado na Sala do Grande Mestre. Todos os antigos Cavaleiros de Ouro (nenhum nome deles foi divulgado até o momento embora todos eles têm a mesma aparência dos atuais Cavaleiros de Ouro) estão reunidos a pedido do mestre. Shion pede desculpa pela demora, justificando o fato dele ter tido que enfrentar alguns espectros em Jamiel. O Grande Mestre (identidade não revelada também) explica que uma nova Guerra Santa contra o Imperador do Mundo dos Mortos vai começar e os Cavaleiros de Ouro devem ficar no Santuário para proteger Atena.
Soldados observam Tenma tentando quebrar algumas pedras. O jovem garoto não consegue quebrá-las como fez da outra vez. Dohko de Libra também está no local e explica para Tenma que ele só conseguirá destruir as pedras quando ele conseguir entender a origem da destruição (neste momento Dohko faz uma explicação da mesma forma que Marin de Águia fez para Seiya de Pégaso no primeiro episódio da série clássica).
Dohko diz que Tenma deve continuar tentando, já que ele prometeu que retornaria ao seu vilarejo quando conseguisse se tornar um cavaleiro. Dohko finalmente vai treinar Tenma. O jovem Tenma começa a imaginar quantos quadros Alone já conseguiu pintar neste tempo que ele está ausente. De repente, ele vê uma garota utilizando uma pulseira que lhe chama a atenção. Ele pega a garota pelo braço e a reconhece: é Sasha, uma garota que vivia com ele e com Alone no orfanato. Sasha reconhece Tenma mas neste instante é atacada por um espectro de Hades: é o espectro de Verme!
Capítulo 04 – Derrota
Sasha reconhece Tenma, que pergunta como ela foi parar no Santuário. Na hora que Sasha ia responder, ela é atacada pelo espectro de Verme. Tenma tenta salvar Sasha mas é preso pelos tentáculos do Verme, que tentam enforcá-lo.
Tenma está totalmente imobilizado mas por causa da raiva, consegue concentrar o seu cosmo em seu punho, golpeando o verme. O golpe não acerta o espectro mas faz com que ele se solte dos tentáculos. O espectro dispara o golpe Tentáculos de Verme (Worm’s Bind) e Tenma é atingindo e cai ferido gravemente.
O verme começa a pisar em Tenma quando de repente sente o cosmo que emana de Sasha. O Verme reconhece que Sasha é Atena e resolve atacá-la novamente com o golpe Tentáculos de Verme. Quando o golpe estava prestes a acertar Atena, o Verme é atingido pelas costas pelo golpe Revolução Estelar (Stardust Revolution) do Shion de Áries. Shion se ajoelha perante Atena e pede perdão pelo seu atraso. Tenma, ferido, questiona-se se Sasha é realmente Atena.
Capítulo 05 – Catedral
Tenma vence a luta final do seu teste para ser cavaleiro e recebe a armadura de bronze de Pégaso das mãos do Grande Mestre do Santuário. O Mestre dá ordens a Tenma, dizendo que ele deve combater ao lado dos Cavaleiros de Ouro contra as tropas de Hades. Dohko de Libra parabeniza o Cavaleiro de Pégaso, dizendo que ele conseguiu uma façanha ao se tornar cavaleiro com apenas 2 anos de treinamento. Tenma começa a lembrar de Alone, se perguntando como ele deve estar neste momento.
Alone está pintando um quadro mas se sente estranho pois só consegue pintar coisas tristes, sem cores, mortas. De repente, Pandora aparece e pede para eles irem para a catedral da floresta. Chegando lá, Alone encontra Hypnos (com trajes de um padre) e fica atordoado. Ele observa a catedral e ao fundo ele imagina que encontrará as imagens sacras que ele tanto venera. Ele vai caminhando para o fundo da catedral quando se depara com Hades, trajando sua armadura.
Capítulo 06 – O Despertar
Alone fica perplexo ao ver que o rosto de Hades é na verdade o seu rosto. Hypnos chega perto de Alone e ao fundo ele mostra as crianças do orfanato onde Alone viveu: elas estão mortas. Ele fica desesperado ao saber que elas morreram por causa do quadro que ele pintou. Hypnos fala para Alone que é perda de tempo chorar já que a morte é a única salvação. Alone finalmente entende que ele é, na verdade, Hades. Enquanto isso, no Santuário, Tenma chega no Templo de Atena onde Sasha se encontra. Os dois não se viam há cerca de dois anos, desde o ataque do espectro de Verme. Eles começam a lembrar da infância e de como Tenma protegia ela e Alone. De repente, os dois sentem que Hades finalmente despertou, graças ao eclipse da Lua que teve início.
Resumos dos capítulo retirados de: Cavaleiros do Zodíaco
Categories: Cavaleiros do Zodíaco, Mangá, The Lost Canvas: Saga de Hades Tags: